Trabalho

Multinacional americana terá Centro de Distribuição na Serra e vai gerar 139 empregos

Empresa foi convidada para integrar a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), um espaço voltado para inovação no estado

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação Whirlpool

O município da Serra vai receber a multinacional, Whirlpool Corporation, líder em marcas como Brastemp, Consul, KitchenAind, B.blend e Compra Certa. Com sede nos Estados Unidos, a empresa terá um centro de distribuição na cidade capixaba.

O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu twitter. Segundo ele, serão investidos R$ 5,9 milhões. A previsão é que sejam gerados 139 empregos. O centro de distribuição terá 33 mil m².

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann destacou que os incentivos fiscais dados pelo Governo do Espírito Santo têm atraído cada vez mais multinacionais para o Estado.

"Eles analisaram como funciona o Espírito Santo, o mercado, a localização e estratégia. Nesse primeiro momento vamos ter o centro de distribuição, mas vamos continuar discutindo com eles a instalação de um sistema fabril e até mesmo centro tecnológico", adiantou Hoffmann.

Além disso, ele explicou que as mercadorias vêm prontas para serem enviadas para as lojas. O centro de distribuição na Serra ficará responsável em enviá-las para as regiões do Nordeste, Centro-Oeste e no Sudeste, em especial Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Whirlpool irá integrar grupo de inovação capixaba

Segundo Tyago Hoffmann a empresa foi convidada para integrar a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), um espaço voltado para inovação. A ideia é que eles acompanhem de perto os estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de Vila Velha (UVV), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com apoio do Governo do Estado.

"Eles aceitaram o convite e vão acompanhar de perto o ambiente republicano do MCI. E, quem sabe, no futuro próximo eles fiquem animados em trazer para o estado um centro voltado para tecnologia. Uma forma de empregar também os estudantes da daqui", sinalizou o secretário.

Previsão para início na 2ª quinzena de agosto

A expectativa é que na segunda quinzena de agosto o centro de distribuição comece a operar. Segundo Hoffmann, a Whirlpool vai ficar localizada em condomínio logístico da Serra.

Um total de 139 empregos serão gerados, e a contratação é feita diretamente com a empresa. O secretário assegurou que a Whirlpool garantiu que toda mão de obra será capixaba.

Sobre a Whirlpool Corporation

No Brasil, são quatro unidades: três fábricas – localizadas nas cidades de Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo) -, e um centro administrativo em São Paulo (SP).

Além disso, são quatro centros de tecnologias, vinte e três laboratórios, três centros de distribuição e aproximadamente 11 mil colaboradores. 

Pontos moeda