Trabalho

Saiba como acrescentar produtividade ao trabalho em casa

O conforto de trabalhar em casa é indiscutível, mas fatores como distração e procrastinação podem ser prejudiciais aos resultados

Foto: Foto: Pixabay

Um dos princípios que regem o home office é a tecnologia. Por mais que o assunto seja bastante discutido, ainda não há um consenso geral em relação ao manuseio de ferramentas básicas da informática. Com o passar do tempo, os celulares têm se encorpado e ganhado uma série de funcionalidades e, com isso, estão deixando a informática básica cada vez mais obsoleta a cada lançamento de um aparelho.

A praticidade de um celular - ou smartphone - é incomparável a de um computador. As possibilidades de acesso, edição, pesquisa e contato são infinitas e todas ao alcance da mão. Mas o primeiro passo para o sucesso de quem deseja ter um home office seguro é resgatar os ensinamentos da informática básica.

Nem sempre um smartphone estará à disposição e isso de deve a uma série de fatores que vão desde bateria à capacidade de processamento. Para isso o computador de mesa - ou desktop - continua sendo o mais eficiente, sendo assim, faz-se necessária a busca por cursos de formação ou até mesmo a familiarização com as plataformas online e nas configurações da máquina.

Serviços como emissão de notas fiscais, documentos e orçamentos devem fazer parte da rotina. Esse tipo de conhecimento será de grande valia para os negócios, mesmo se estes não forem concebidos em um ambiente virtual, então, busque se atualizar dessas ferramentas.

A tendência do marketing digital

O marketing digital vai além da simples troca comercial online. Com este estudo é possível obter uma série de outras informações sobre o nicho desejado. Desde o que exatamente vender em casa, tendo em vista as demandas do mercado, até os produtos que possuem maiores oportunidades de ganho.

Com o crescente uso das mídias sociais, não é uma novidade que todos os setores, inclusive o comércio, teriam uma migração significativa dos seus trabalhos também para o meio digital. Para isso é preciso se atualizar, pois de tempos em tempos as ferramentas se aprimoram e exigem uma atualização no aprendizado.

Caso as vendas online e a análise de métricas não seja o maior forte, é preciso buscar conhecimento. Na internet existe uma infinidade de ferramentas e portais que dispõem de cursos (pagos e gratuitos) de formação em marketing digital. 

Disciplina

Ao mesmo tempo que o conforto pode ser uma meta a ser atingida, ele também pode ser um fator de prejuízo para os negócios quando o assunto é trabalho em casa. A falta de disciplina e a procrastinação podem ser as maiores "concorrentes" de um novo empreendimento que começa sem um bom planejamento.

A disciplina é uma dificuldade recorrente entre pessoas que desejam ingressar no mundo dos negócios em casa. Mas antes mesmo de ser disciplinado é preciso construir um planejamento. Dentro de casa sempre há algo novo para fazer, seja alguma mudança, uma arrumação ou limpeza rápida, que pode vir a distrair. É importante que o planejamento leve em consideração o seguinte pensamento: "Planeje a rotina como se não estivesse em casa".

Uma das formas de concluir as atividades do trabalho com êxito é realizá-las como se não estivessem sendo feitas em casa. Quanto maior o foco nas tarefas, maior o rendimento no trabalho e com isso o tempo de descanso será mais proveitoso, não sendo necessário ultrapassar a hora de trabalho.

Pontos moeda