Geral

Novo Aeroporto de Vitória começa a operar na próxima sexta-feira

O acesso será feito exclusivamente pela avenida Adalberto Simão Nader e não mais pela Fernando Ferrari


O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, abrirá aos passageiros e demais usuários à zero hora da próxima sexta-feira (30). De acordo com a Infraero, todas as atividades envolvendo voos comerciais regulares serão realizadas nas novas instalações. 

O acesso será feito exclusivamente pela avenida Adalberto Simão Nader, e não mais pela avenida Fernando Ferrari, como é feito hoje para chegar ao antigo terminal.

>> Infraero realiza testes nas pontes de embarque do novo aeroporto de Vitória

Segundo a Infraero, a partir desta programação, o antigo terminal deixará de receber embarques e desembarques das companhias aéreas, que também desativarão seus postos de atendimento.

A Infraero informou ainda que não irá oferecer qualquer tipo de transporte entre os terminais, cabendo ao passageiro chegar às novas instalações, conforme o mapa abaixo.

A ampliação do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, é de responsabilidade do Governo Federal e foi retomada em junho de 2015, após várias paralisações. O investimento total é de R$ 523,5 milhões. O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões.

Nova pista

A nova pista do Aeroporto de Vitória terá a extensão de 2058m x 45m. Para efeito de comparação, a pista atual possui 1750m x 45m.

De acordo com a Infraero, nem todo pouso ou decolagem será realizado no sentido do mar. Eventualmente, a utilização da nova pista dependerá de fatores operacionais, como a predominância de vento, que determinam rotas de chegada e partida e uso de cabeceira. Assim, as operações poderão ocorrer na pista nova ou na atual.

Outra novidade é que o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada, que será construída no novo aeroporto.

A nova sede será totalmente integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal

Pontos moeda