Geral

Marinha emite alerta sobre ressaca com ondas de 2,5 metros para o Espírito Santo

O alerta foi emitido às 15h de terça-feira e é válido até às 19h desta quarta-feira (18)

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
O aviso alerta para ressaca com ondas de 2,5 metros para o Litoral Norte do Espírito Santo

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca com ondas de 2,5 metros para o Litoral Norte do Espírito Santo, começando pela Capital Vitória e que se estende até Salvador, Capital da Bahia. O alerta foi emitido às 15h de terça-feira e é válido até às 19h desta quarta-feira (18).

Erosão na GV

Ondas de dois metros de altura assustaram moradores de Ponta da Fruta, em Vila Velha, nesta quarta. Em um dos trechos, a faixa de areia desapareceu e não há mais praia. Além disso há risco para as construções. A água do mar chega cada vez mais perto de várias casas e bares, e causa prejuízos.

A Prefeitura de Vila Velha informou que estuda a possibilidade de erguer barreiras de contenção em trechos do litoral do município. Um deles seria em Ponta da Fruta e disse ainda que intensificou a fiscalização, e que vai promover o diálogo com a comunidade para que soluções sejam apontadas.

Rodovia do Sol

Por conta das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última segunda-feira (16), um trecho da Rodovia ES 060, a Rodovia do Sol, entre os municípios de Guarapari e Anchieta, cedeu com a força das águas e da erosão provocada pela maré nesta terça-feira (17). A situação liga o alerta para risco de acidentes e novos desmoronamentos na região.

As imagens da estrada impressionam. Pedras foram colocadas na tentativa de conter o avanço do mar, mas elas não foram suficientes para evitar o processo de erosão. A força da água foi tamanha que deixou o acostamento destruído. A fragilidade é tanta que a qualquer momento, o asfalto pode continuar caindo.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que monitora constantemente o avanço do mar e as chuvas na região. Além disso, na tarde desta terça-feira (17), a faixa multiuso, utilizada por ciclistas e pedestres, foi isolada e o espaço sinalizado. Ainda segundo o DER, não há riscos para o trânsito na região.

Pontos moeda