Geral

Procurador geral de Vila Velha lamenta a ação da PM em reintegração de posse

A área pertence a um grupo de 10 pessoas que acionaram a justiça

55 famílias ocupavam o terreno em Morada da Barra/ Foto: TV Vitória

Na manhã desta terça-feira (18) a Polícia Militar cumpriu uma ordem judicial de reintegração de posse no bairro Morada da Barra, em Vila Velha. A área - que pertence a um grupo de 10 pessoas - tem 24 mil metros quadrados e era ocupada por 55 famílias. O processo judicial, movido pelos proprietários do local, foi instaurado em 2014.

O Procurador Geral do município, José de Ribamar Ferreira Lima, lamentou a forma como foi feita a desocupação. “Embora seja uma área particular, o município lamenta a forma como foi realizada a ação de desocupação da área. Isso porque a finalidade social do deslocamento das famílias nesse tipo de ação não foi priorizada”, disse.

De acordo com a Polícia Militar, alguns ocupantes do terreno apresentaram resistência em deixar o local. Por meio de nota, a PM disse que "quando há desobediência à ordem legal, cabe ao Estado, através de suas forças policiais, o uso legal e proporcional da força na garantia do cumprimento da ordem emanada pelo poder judiciário."

Futuro das famílias

A Prefeitura de Vila Velha também se manifestou por meio de nota. Técnicos da Secretaria de Assistência Social (Semas) foram deslocados para acompanhar a ação e dar orientações e encaminhamentos aos moradores. A prefeitura informou que as famílias interessadas poderão ser inscritas no CadÚnico para que possam ter acesso aos benefícios dos programas sociais do Governo Federal, como o bolsa família.

Pontos moeda