Geral

TV Vitória conquista primeiro lugar no prêmio Adepes de Jornalismo

As reportagens especiais que revelaram o sucateamento da Defensoria Pública do ES e os gastos elevados com a advocacia dativa levaram o principal prêmio da noite

A TV Vitória é a grande campeã da 3ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes). O resultado foi divulgado em uma solenidade realizada na noite desta quinta-feira (07), em Vitória. 

A conquista do primeiro lugar veio com a exibição da série “Sem defesa" – reportagens especiais revelam o sucateamento da Defensoria Pública do ES e os gastos elevados com advocacia dativa. As matérias foram exibidas no Jornal da TV Vitória, nos dias 09 e 10 de agosto deste ano.

 "O prêmio coroa ainda mais o ano de 2017, que foi muito especial para o Jornalismo da TV Vitória. Conquistamos neste ano a maior audiência da história da TV. Todos nossa programação jornalística jamais foi assistida por tantas pessoas como agora. Isso é resultado de trabalho duro, iniciado há mais de três anos, e, claro, da qualidade do nosso produto. Conteúdos que, assim como este que acaba de ser premiado, reforçam nosso papel jornalístico de lutar pelo direito de quem necessita, de mostrar mazelas capixabas - doa a quem doer. Afinal, que realidade é essa onde metade das pessoas não tem sequer o direito de defesa garantido?", diz o chefe de redação da Rede Vitória de Comunicação, Thiago Bruniera.

André Vinicius, Edmilson Leal, Ana Carolina Monteiro e Thiago Bruniera. 

A repórter Ana Carolina Monteiro lembrou do compromisso que a TV Vitória tem com os telespectadores. “Estou muito feliz com a conquista desse prêmio! Fechar 2017 com um trabalho assim, reconhecido, é mais que uma vitória, é a certeza de que podemos e devemos buscar sempre o melhor. E mais: de que temos o compromisso com os nossos telespectadores de promover ainda mais debates e importantes reflexões em 2018. Que venham mais e novos desafios!”

O produtor das reportagens especiais, André Vinicius, ressaltou a conquista do prêmio. "Quando tivemos a primeira reunião para debater sobre o assunto, pensamos: 'se a nossa reportagem ajudar um único capixaba que se sente desassistido, sem acesso à Justiça, cumprimos o nosso papel'. Foram seis meses de pesquisas, levantamento de informações, longos debates com toda a equipe. Analisamos mais de 200 processos... A nossa equipe não trabalha pensando em prêmio, mas levar a nossa mensagem é a certeza de que cumprimos o nosso papel", disse André Vinicius.  

Ficha Técnica

Repórter: Ana Carolina Monteiro
Imagens: Edmilson Leal
Produção/Pauta: Sub-chefe de pauta André Vinicius
Edição de imagens: Anderson Rocha Feliciano
Produção/Edição de texto: Chefe de Redação Thiago Bruniera

Reportagens

As duas reportagens mostraram como é o trabalho dos defensores, as dificuldades do acesso à Justiça nas comarcas do interior do Estado e na Grande Vitória.

A primeira das reportagens mostrou que mais da metade dos municípios do Espírito Santo não são atendidos por defensores públicos. Além disso, das 69 comarcas existentes no Estado, 46 não possuem defensores à disposição. Os números foram divulgados pela Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes). A associação alega que a instituição está cada vez mais sucateada, falta dinheiro, estrutura e mão de obra.

Em outra reportagem da série, o assunto abordado foi o decreto do Governo Estadual, de 2011, que regulamentou a atuação dos advogados dativos, grupo de profissionais que surgiu para suprir a carência de defensores públicos nas comarcas do Estado. A matéria também mostrou que onde não existe um defensor e alguém precise de defesa, um advogado dativo é nomeado aleatoriamente por um juiz.

Ano de ouro 

A conquista do primeiro lugar no Prêmio Adepes de Jornalismo marca o ano de conquistas que a TV Vitória/Record TV alcançou. Além de ganhar o prêmio de melhor emissora regional do Brasil pela 5ª vez, o Balanço Geral Espírito Santo, apresentado por Amaro Neto, se consolidou como o mais assistido do país.

Os resultados da TV Vitória, segundo o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, são frutos de um bom trabalho feito por toda a equipe. Apesar dos números positivos, ele reforçou a importância do empenho e dedicação para alcançar novas metas.

"O nosso posicionamento não é um fenômeno. É um trabalho sistematizado feito por essa equipe competente", afirmou. 

Confira o vídeo da matéria:


Pontos moeda