Polícia

Cerca de 8 motoristas de aplicativo são assaltados por semana na GV

Uma das grandes dificuldade enfrentadas pelos motoristas é a falta de informações sobre os passageiros

Pelo menos oito motoristas de aplicativos de transporte particular são assaltados por semana na Grande Vitória. É o que aponta o levantamento realizado pela Cooperativa de Motoristas de Aplicativos Capixaba. Os dados preocupam.

“Todos os dias tem algum motorista que foi assaltado. Tem pessoas que são deixadas nu na Rodovia do Contorno, otras esfaqueadas. Teve uma menina que foi rendida, mas a POlícia Rodoviária Federal conseguiu prender lá em Domingos Martins. Todo dia tem relato de motorista sendo assaltado”, informou o presidente da cooperativa, Carlos de Jesus.

No último domingo (15), um motorista foi esfaqueado durante um assalto, na Serra. O falso passageiro embarcou em Carapina, onde acontecia um show sertanejo. Ao chegar ao destino, no bairro Lagoa de Jacaraípe, ele anunciou o crime.

Uma das grandes dificuldade enfrentadas pelos motoristas é a falta de informações sobre os passageiros. Cadastros incompletos dificultam a avaliação da pessoa transportada. Para reduzir os riscos, eles preferem levar quem opta pelo pagamento por cartão de crédito.

Para não despertar desconfiança, bandidos têm utilizado até pessoas próximas para solicitar corridas. Foi o que aconteceu na última terça-feira (17), em Viana. O que os criminosos não sabiam é que o motorista era um Guarda Municipal. Ailton José Junior, de 19 anos foi detido. O comparsa conseguiu fugir.

Uma das propostas para reduzir os casos de violência é a aplicação de adesivos de identificação nos carros. A ideia foi discutida durante uma reunião entre representantes da cooperativa e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e deve ser adotada na próxima segunda-feira (23).

“A gente tem uma audiência com o secretário onde vamos apresentar o adesivo para ele, vamos apresentar na cooperativa, e isso vai facilitar o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Foi acordado na última reunião que esse adesivo refletivo seria o identificador desses veículos”, disse o presidente da cooperativa.

O carro do motorista esfaqueado foi encontrado no dia seguinte, no Bairro Laranjeiras, na Serra. A assessoria do 99 informou que o aplicativo possui inteligência artificial que monitora o perfil dos passageiros e de todas as corridas em tempo real. Além disso, o sistema pede validações adicionais dos usuários, solicitando o CPF ou outros documentos, como o cartão bancário. A assessoria da Uber não retornou a demanda da TV Vitória.

Pontos moeda