• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Em três horas, Grande Vitória registra mais de 1,4 mil raios

  • COMPARTILHE
Geral

Em três horas, Grande Vitória registra mais de 1,4 mil raios

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de que fortes chuvas e temporais continuem nesta sexta-feira (09)

Em apenas três horas, a Grande Vitória recebeu mais de 1,4 mil raios entre 15 horas e 18 horas da última quinta-feira (8). Ao todo, foram 1.405 mil, sendo 1.018 nuvem solo, ou seja, os que vem da nuvem até o chão. Os dados são da Earth Networks.

Descargas nuvem-solo

As descargas nuvem solo, como próprio nome diz, têm sua origem na nuvem e seu caminho final no solo. São as mais comuns em nosso cotidiano e por esta razão as mais estudadas. Este tipo de descarga pode ser subdividido em duas modalidades dependentes da sua polaridade, os negativos e os positivos.

As descargas nuvem solo negativas equivalem a cerca de 90% das emissões de raios desta natureza, estes se originam no interior das nuvens que são carregadas negativamente e são descarregadas no solo.

As descargas nuvem solo positivas são mais raras mais não improváveis, ela se da normalmente no tipo de nuvens chamadas de cúmulo-nimbo, que são nuvens de formato achatados e planos. Apesar de serem raras as descargas positivas se caracterizam por serem mais destrutivas do que as negativas podendo o pico de corrente chagar a marca dos 200kA enquanto que em descargas negativas a corrente de descarga inicial e tipicamente de 30kA.

Previsão para esta sexta-feira

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a sexta-feira (9) será de tempo abafado e aumento da instabilidade no Espírito Santo. Trechos do estado situados ao norte do Rio Doce terão pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde, enquanto as demais áreas têm chuva em alguns momentos, podendo ocorrer em forma de pancadas com trovoadas entre a tarde e a noite. 

Na Grande Vitória, o sol aparece entre muitas nuvens e há possibilidade de chuva em alguns momentos, podendo ocorrer em forma de pancadas com trovoadas entre a tarde e a noite. A temperatura mínima é de 24 °C e máxima de 34 °C.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de que fortes chuvas e temporais continuem em diversas localidades do Espírito Santo nesta sexta.

Cidades do ES registram mais de 4,5 mil raios na quarta-feira

O Espírito Santo registrou 4.565 descargas elétricas durante a quarta-feira (7). Ao todo, 70 municípios capixabas tiveram registro de raios, de acordo com a rede de detecção de descargas atmosféricas Sferics Timing And Ranging NETwork (STARNET). 

Veja lista com o número de raios ocorridos em todo o ES na quarta!

A cidade de Barra de São Francisco foi a que mais sofreu com raios nesta quarta-feira. Segundo a STARNET, foram 930 descargas elétricas no município, que fica no Norte do Estado. Ecoporanga e Água Doce do Norte vêm em seguida, registrando 627 e 351 raios, respectivamente.

Dos municípios da Grande Vitória, o que mais teve registro de raios foi a Capital, com 92. As cidades de Itapemirim, Viana, Pinheiros, Marataízes, Atilio Vivacqua, São Roque do Canaã, Anchieta, Santa Teresa, Presidente Kennedy e Santa Leopoldina, registraram apenas uma descarga elétrica durante todo o dia.

Leia também

Alegre e Jerônimo Monteiro registram maior concentração de chuva no ES

Espírito Santo registra mais de 7 mil raios durante temporal

Confira 10 mitos e verdades sobre raios

Unidade de Tratamento de Água é atingida por raios