Geral

União, trabalho e renda: conheça os personagens por trás da Torta Capixaba da Ilha das Caieiras

A torta é sinônimo de renda, movimentação da economia e de união entre famílias. De forma especial, na região da Ilha das Caieiras, em Vitória

A Ilha das Caieiras possui um cenário fantástico para apreciar o pôr do sol

Que a torta capixaba é um dos pratos mais famosos do Espírito Santo, todo mundo já sabe. No entanto, o que poucos observam ou não conhecem é o que está por trás desta iguaria do nosso Estado.

A torta é sinônimo de renda, movimentação da economia e de união entre famílias. De forma especial, na região da Ilha das Caieiras, em Vitória, onde acontece um festival inteiramente dedicado ao alimento, é comum encontrar aqueles que tem muitas histórias para contar, tendo a torta capixaba como a protagonista.

Ilha das Caieiras

O que que a Ilha das Caieiras tem? Culinária típica, cenário encantador e uma história que ultrapassa gerações: Essa é a combinação de adjetivos que melhor define o local. Localizada em São Pedro, no coração da Capital do Espírito Santo, a região, além de ser um importante polo gastronômico, é um dos principais cartões postais da cidade. O motivo? Basta olhar algumas imagens para saber.

> Confira as imagens do projeto Rede de Memórias - Ilha das Caieiras

Personagens marcantes

Desfiadeira de siri há mais de trinta anos, Simone Leal, de 42 anos, é casada e mãe de um casal de filhos. Juntos, eles representam uma típica família da Ilha das Caieiras. Enquanto o marido é pescador, ela é responsável por cuidar dos mariscos e do pescado, além de produzir a principal comida típica da região, a Torta Capixaba.

Quem também fala, com muito amor sobre o local é a desfiadeira e cozinheira Tatiana Valeska, 46 anos. "Nada se compara ao pôr do sol da Ilha das Caieiras". diz a moradora do tradicional bairro de Vitória. Filha de pai pescador e mãe desfiadeira de siri, Tatiana sobrevive da herança cultural em torno da pesca e conquista turistas e frequentadores da região com receitas de mariscada, pastéis de siri, camarão, e da Torta Capixaba, principal expoente culinário da região.

Se você perguntar na Ilha das Caieiras quem tem a "cara do bairro", a resposta de muitos será: a Lelete. Eliete Barreto, de 56 anos, é uma típica moradora da região. É desfiadeira de siri, trabalha na cozinha de um tradicional restaurante local e já foi presidente da Cooperativa de Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, uma marco na história do bairro. 

Já o casal Haroldo Ferreira, de 52 anos, e Leonora Adelaide, 50 anos, se orgulham de viver e sobreviver da tradição gastronômica da região. O casal afirma que tudo que conquistou foi com a pescaria, mas a rotina não é fácil. Haroldo saí para pescar todos os dias, enquanto Leonora fica em casa preparando os pescados e mariscos. Siri, peixes, sururu, camarão e ostra.

A história da torta

Depois de tanta gente boa falar tão bem dessa iguaria, dá até vontade de se deliciar com uma torta capixaba, não é verdade? Que tal conferir a receita original e, de quebra, ainda conhecer a história deste prato típico do nosso Estado? 

A Torta Capixaba é um dos pratos mais conhecidos da culinária do Espírito Santo. O prato é produto de um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto de índios e africanos. Saiba tudo! 

Pontos moeda